Estágio

O objetivo do estágio dos cursos de Técnico em Agroindústria, em Agropecuária e em Enfermagem é oferecer aos alunos a experiência do aprender fazendo, no campo profissional, propiciando a complementação do ensino ministrado na Escola.

São atividades de aprendizagem social, profissional e cultural proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais da vida e trabalho do seu meio, sob a responsabilidade de um coordenador indicado pela Escola.

A Eescola oferece um Serviço de Orientação de Estágios para intermediar e monitorar o aproveitamento das oportunidades de estágios nas empresas públicas e privadas, nas diferentes áreas de conhecimento, propiciando aos estagiários uma integração facilitadora da aplicação eficiente dos conceitos, métodos e teorias das ciências estatísticas.

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE ENFERMAGEM

As orientações abaixo apresentadas, visa auxiliar o estagiário na elaboração do seu relatório de estágio supervisionado, para fins de conclusão do Curso de Enfermagem.

O relatório é o documento que visa apresentar a descrição do local onde foi realizado o estágio, o período de duração e as atividades desenvolvidas pelo estagiário.

Cada elemento do relatório deve iniciar em folha distinta apresentando o título centralizado à margem superior, letra maiúscula, fonte tamanho 12 em negrito. O texto deve iniciar a 2cm abaixo, com espaçamento entre linhas de 1.5, fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12.

O relatório de estágio deve conter os seguintes elementos:

CAPA

É a proteção externa do trabalho, sobre a qual se imprimem as informações indispensáveis para sua identificação. A capa é obrigatória para a apresentação dos trabalhos de conclusão de Estágio.

FOLHA DE ROSTO

Na folha de rosto repetem-se os elementos essenciais à identificação da obra.

AGRADECIMENTOS

O agradecimento pode ser dirigido à empresa pela oportunidade e ao(s) supervisor(es)/orientador(es) da empresa e, nominar aqueles que contribuíram de maneira relevante ao estágio. É um elemento opcional.

SUMÁRIO

Apresenta a enumeração das divisões e seções (capítulos) presentes no relatório, na mesma ordem e grafia que aparece no corpo do trabalho e com a respectiva indicação de página. A palavra sumário deve ser centralizada e sem indicativo numérico.

INTRODUÇÃO

A parte introdutória abre o relatório propriamente dito, devendo ser consideradas sucintamente as seguintes informações:

- importância do estágio para a formação profissional;

- delimitação  do estágio realizado, no tempo e espaço, ou seja, informar pontualmente onde o estágio foi realizado e o período utilizado;

- apresentação dos objetivos traçados pelo aluno para o seu estágio.

Pode-se optar e explicitar o objetivo geral e relacionar em tópicos as principais atividades desenvolvidas.

Exemplo do objetivo: Prestar serviços técnicos na área de enfermagem buscando colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e assim desenvolver atividades  profissionais de forma monitorada.

- Organização estrutural do relatório

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA (SETOR)

Deverá conter um histórico da empresa e suas principais áreas de atuação. Nos últimos parágrafos,  o(a) estagiário(a) deverá apresentar de forma mais detalhada o setor/departamento onde desenvolveu seu estágio.

SÍNTESE DA CARGA HORÁRIA SEMANAL

Nesta etapa deverá ser relacionada a carga horária das atividades desenvolvidas em ordem semanal, indicando a data e o número de horas trabalhadas em cada período.

RELATÓRIO DESCRITIVO

As atividades desenvolvidas no estágio deverão ser redigidas em forma de texto. O aluno descreverá todas as atividades desenvolvidas durante o estágio, fundamentando-as com os referenciais teóricos estudados.

Para melhor organização das informações, pode-se subdividir o texto em subseções.

Ao fazer uso de informações contidas em livros, revistas, sites, etc., deverá citar a fonte (AUTORIA, data) e apresentar a referência completa do material na  lista de referências constante no final do relatório.

Faz parte do estágio curricular agregar “valores” – conhecimentos que vão além da técnica, como: aspectos administrativos, filosofia da empresa, relacionamento com pessoas de diferentes níveis sociais e postos de trabalho, aspectos éticos. Enfim, o(a) estagiário deverá aproveitar a oportunidade para observar a “vida da empresa”.

CONCLUSÃO

Descrever sobre a importância do estágio realizado para a sua formação, as dificuldades encontradas na realização do estágio e finalizar com comentários, apresentando sugestões se achar necessário.Ao final da página deverão  constar as assinaturas do estagiário(a), do  supervisor(a) e do(a) orientador(a) do estágio.

REFERÊNCIAS

Todas as fontes de informação (livro, revista, fita de vídeo, home-page, CD-ROM, etc) utilizadas na elaboração do relatório devem ser arroladas alfabeticamente em uma lista, digitadas em espaço simples, margeadas à esquerda e separadas entre si por espaço duplo.

Fazer a referência de uma obra  significa reunir um conjunto de dados  (tais como autoria, título, editora, local e ano de publicação) sobre o documento, que permita identificá-lo de forma única. Essa descrição deve ser elaborada seguindo a normatização da ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas.

ANEXOS

Todos os documentos que servem para complementar e ou fundamentar as informações fornecidas no corpo do trabalho podem ser colocados em anexos.